-
Arquitetos: Helena Meirelles arquitetura, Rodrigo Quintella Messina
- Área: 110 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há pouco, o potencial dos predinhos em São Paulo vem sendo redescobertos. Sua proximidade com a rua e a copa das árvores amplia e intensifica a relação entre os moradores e a cidade, de modo que quem o habita se sente mais em uma casa que em um apartamento.
Como um projeto pode tirar partido dessa condição, isto é, fazer de um apartamento uma casa?
É próprio de um projeto de interiores encontrar imprevisibilidades em sua reforma. No último andar do Edifício Cravinhos, o encontro foi com um telhado de madeira treliçada de quatro águas, que possui encaixes entalhados e amarrações com vergalhões, qualidade de montagem que só um trabalho artesanal pode ter feito.
Afim de valorizar esse encontro, foi feita a demolição do estuque e parte de sua alvenaria de tijolo de barro foi reaproveitada para a construção de um novo núcleo de infraestrutura que concentra a cozinha, os dois banheiros, a lavanderia e o closet. Solto do perímetro do apartamento e da cobertura, afim de garantir iluminação natural e ventilação cruzada, todo o apartamento gira em torno desse elemento sobre o qual ainda foi apoiada uma estrutura metálica que garante um mezanino para uma área de trabalho.
Imaginar a evidência e fazer de um apartamento uma casa, eis a premissa do projeto.